home
         
   

ZEPPELINI PUBLISHERS CHEGA AOS 20 ANOS COMO REFERÊNCIA DE EDITORA CIENTÍFICA

Duas décadas após dar os primeiros passos na área de produção editorial, a empresa fundada pelos empresários e irmãos Marcio e Mauro Zeppelini, completa 20 anos de atividades, como um dos principais players deste mercado, inclusive concorrendo com algumas das mais importantes editoras internacionais.

Zeppelini Publishers sempre se destacou pelo atendimento personalizado, oferecendo serviços como tradução e revisão ortográfica e gramatical; padronização de textos de acordo com diversas normas técnicas (Vancouver, APA, ABNT); projetos gráficos e diagramação de periódicos; marcação XML, além dos processos de registro de ISBN e indexação nas principais bases científicas.

“A Zeppelini começou sua trajetória com revistas médicas, que ainda são o nosso carro-chefe. Mais adiante, partimos para outros segmentos da ciência, incluindo publicações técnicas e não científicas. Portanto, indiretamente, estamos ajudando a desenvolver a humanidade por meio da pesquisa e da democratização da informação científica para pesquisadores, médicos, professores, profissionais de saúde, além de outros agentes transformadores”, afirma Marcio.

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), a Zeppelini Publishers também atua na produção de publicações como Engenharia Sanitária Ambiental (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Revista Brasileira de Educação (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), todas elas com valor de desenvolvimento humano. 

Outros clientes de peso da editora são a Associação Paulista de Medicina (APM), dona do São Paulo Medical Journal e da Revista Diagnóstico & Tratamento, e a Sociedade de Pediatria de São Paulo, proprietária da Revista Paulista de Pediatria. Ambas têm parceria com a Zeppelini há cerca de 20 anos.

“No processo de qualificação da Revista Paulista de Pediatria, começamos a trabalhar com a Zeppelini em meados dos anos 2000, o que nos permitiu crescer e atingir o público leitor em diversas plataformas, sendo os processos editoriais e de submissão aos nossos diversos indexadores sempre discutidos e aprimorados”, enfatiza a médica Ruth Guinsburg, editora-chefe do periódico.

Com mais de 40 periódicos produzidos pela empresa, a Zeppelini também atende nomes como a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Sociedade Brasileira de Epidemiologia e a Academia Brasileira de Neurologia.

Evolução

A Zeppelini se diferencia ainda pela assessoria prestada aos editores, auxiliando em todo o processo de indexação; analisando o corpo editorial; definindo a porcentagem idiomática, além da avaliação qualitativa e quantitativa de artigos, por seções (artigos originais, relatos de caso etc.); além de realizar a verificação de endogenia acadêmica (em inglês, designado por academic inbreeding), e o preenchimento de formulários necessários à indexação.

“Nesses 20 anos, a empresa sempre buscou a evolução tecnológica para a produção editorial e promoção de treinamentos para os profissionais da área de revisão ortográfica, padronização, tradução e diagramação”, salienta Hilton Justa, coordenador comercial da Zeppelini, com 17 anos de casa. 

Nessas duas décadas de atividades, a editora viu as tecnologias evoluírem, como a gradual passagem do analógico para o digital, chegando, mais recentemente, à publicação de periódicos somente na Internet, por meio de plataformas de leitura. Tendência mundial, a iniciativa visa não apenas difundir mais o acesso aos conteúdos, mas economizar recursos financeiros e ambientais.

“No começo de tudo, as revistas eram impressas, o que elevava muito os custos para o editor. Com a migração para o ambiente on-line, ficou muito mais fácil difundir o conhecimento, acabaram os custos com gráfica, papel e distribuição, e com isso, os editores passaram a investir mais na qualidade das revistas contratando revisão, tradução e sites melhores, incluindo a elevação da qualidade do conteúdo dos artigos, com o objetivo de facilitar o processo de indexação”, complementa Marcio.

Para a coordenadora de edição da Zeppelini, Karina Watanabe, a editora é mais do que uma ferramenta aos pesquisadores, ela se apresenta como uma verdadeira parceira nesta paixão, que é a construção do conhecimento humano. 

“Oferecer uma base sólida e um trabalho com excelência técnica é uma obrigação diária dos nossos colaboradores. A experiência acumulada em anos de dedicação ao mercado editorial e a rápida atenção às mudanças iminentes de uma atualidade que se renova a cada instante deram à Zeppelini um diferencial, o de sempre oferecer aos editores – nossos parceiros nessa nobre tarefa – um serviço de alta qualidade e grande credibilidade no segmento”, frisa a gestora.

Para o irmão Mauro Zeppelini, diretor financeiro da empresa, “o caminho percorrido pela empresa enche a todos de orgulho, especialmente porque ela se tornou referência na produção de importantes veículos destinados à pesquisa. Entre ganhos e perdas, altos e baixos, nos mostramos firmes e muitas vezes pioneiros em determinadas estratégias, para nos tornarmos, com o passar do tempo, uma grande editora científica. Essa vitória é de todos”, completa. 

 

App
Aviso
A Zeppelini Editorial não trabalha com assinaturas de revistas ou autoriza terceiros a fazê-lo. Caso receba algum contato neste sentido, atente-se para um possível golpe.
Nossas especialidades
Publicação de periódicos técnicos, científicos e não-científicos. Padronização textual, diagramação e impressão de revistas e livros, CD-ROMS, DVDs, sistemas e revistas online. Anais de congressos impressos, em CDs e mini DVDs.

Conheça as competências desenvolvidas pela Zeppelini Editorial com seus colaboradores, processos e parceiros.
► Saiba Mais.



Zeppelini Editorial

Rua Bela cintra, 178
Consolação
CEP 01415-000
São Paulo - SP
55 11 2978-6686

Acesso Colaboradores